segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Empreendorismo como forma de viver

Muito se fala em empreendedorismo, empreendedores, intraempreendedorismo, mas de uma forma voltada somente a empresas e na geração de lucro.
Ser empreendedor é muito mais do que gerenciar uma empresa, relaciona-se com as atitudes que você toma no dia-a-dia, com o seu comportamento empreendedor.
E esse comportamento empreendedor, reflete-se muito nas atitudes da pessoa com pequenas decisões comuns que demonstram a pessoa que se faz e aquelas que realmente são empreendedoras, apesar de o próprio tema ser tratado de forma diferente por alguns autores.
Uma das características que grande parte dos estudiosos sobre o tema remete-se a iniciativa. Pois bem, se o empresário sabe que tem que fazer algo, ir atrás, e não apenas fazer a diferença mas ser a diferença, porque então essa atitude / comportamento é tão difícil de ser tomada?
Talvez, porque o empreendedorismo seja como escovar os dentes, é um exercício diário e prático, você não é empreededor hoje e amanhã não é mais, ou mesmo não é porque você fez um curso que sairá de lá modificando o mundo. Em primeiro lugar você deve aprender que quanto mais você pratica o empreendedorismo, melhor se sairá em sua empresa. Um exemplo maravilhoso de um grande empreendedor é o de Thomas Edison, que só depois de mais de 10 mil tentativas conseguiu inventar e aperfeiçoar a lâmpada incandescente.

Por isso não desanime se seu primeiro negócio não deu certo ainda, viva o empreendedorismo e lembre de Thomas Edison, ele não fracassou 9.999 vezes, mas encontrou 9.999 formas de não fazer uma lâmpada!

Um comentário:

  1. Acho que uma boa dica para quem quer empreender é o livro? Safari de Estratégia, que trata varios aspectos do pensamento estratégico e inclusive a escola empreendedora, que trata a mesma como visao estratégica!!!

    ResponderExcluir